Cholguán é um painel de fibra de madeira fabricado a partir de um sistema de prensagem de alta temperatura; o resultado é uma superfície suave e homogênea, caracterizada pela grande flexibilidade e resistência à umidade. Apesar de suas qualidades, o produto ficou limitado a usos específicos secundários, perdendo importância e visibilidade no âmbito do design e da arquitetura.
Buscando reinserir o material no dia a dia dos arquitetos, a Arauco® convidou a The Andes House para desenvolver uma solução inovadora e atraente que destaca as vantagens do produto. Com experiência em projetos de produtos feitos com matérias-primas básicas, como vime e madeira de pinos, a equipe do The Andes House criou o “Ensamble”, proposta que apresentamos aqui.
O projeto completo durou 6 meses e se dividiu em três etapas:
- Análise: levantamento de informação sobre o produto, processo produtivo, especificações técnicas. Visita à fábrica, fornecedores de móveis e entrevistas com profissionais da Arauco®.
- Projeto e desenvolvimento dos painéis: testes para compreender seu potencial.
- Projeto e desenvolvimento de produtos: definição, projeto e construção dos produtos finais.
A análise do material revelou que deveriam ser potencializadas a flexibilidade, a leveza e seu baixo custo. De acordo com Cristian Dominguez, arquiteto responsável pelo projeto, esses atributos foram aplicados em duas escalas de trabalho: “tanto em relação à escala mais arquitetônica, que envolve a delimitação de espaços, como na escala do objeto enquanto acessório que tem a finalidade de ordenar o espaço específico de trabalho”.
Foram desenvolvidas ferramentas para alavancar essas qualidades a seus potenciais máximos, como, por exemplo, um sistema de prensas para produção de elementos curvos e a aplicação de água para aumentar a flexibilidade dos painéis.
A proposta não necessita de outros elementos ser construída; sua montagem é realizada através de encaixes. “A união é 100% resolvida no próprio painel. O mesmo material dá condições para gerar unidades diferentes”.
* Para saber mais sobre o Cholguán e suas propriedades, clique aqui.